O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas. – Peter Drucker

Tenho grande prazer em revisitar frases que sintetizam grandes verdades. Essa de Peter Drucker, certamente é uma delas. Na década iniciada em 1960, os fatores que os economistas clássicos mencionavam, para que uma nação tivesse aspiração a ser rica, eram três: Terra, Capital e Trabalho.

Entretanto, após 1990, a velocidade do desenvolvimento dos conhecimentos humanos, acelerou de forma exponencial, e tornaram, o Conhecimento e a Informação, mais dois fatores indispensáveis para que um País possa se desenvolver. Mais recentemente, estamos na expectativa de uma nova grande revolução, a Internet 5G. Hoje, um País para se desenvolver, precisa de recursos humanos bem formados, do ponto de vista de educação formal e habilidades, como também, serem bem informados.

A Internet vem cuidando desses dois aspectos, universalizando-os. As Escolas de Tijolos, lentamente vão cedendo espaço para as salas virtuais.

A ascensão rápida de países que nos anos 60, estavam pareados com o Brasil, se deu exatamente porque tais países fizeram a lição de casa: educaram seus cidadãos. Se tem algo que devemos almejar alcançar rapidamente é educar uma legião de excluídos tecnologicamente.

De forma mais pontual, se analisarmos a causa da baixa perenidade da maior parte das empresas brasileiras, a causa básica é falta de conhecimento e de informação para gerenciá-las. Como alguém, nos dias de hoje, pode gerenciar um negócio se não tiver minimamente, conhecimentos básicos de administração, finanças, economia e acesso ao mundo virtual?

Como afirma Peter Drucker, Conhecimento e Informação são recursos estratégicos. Sem eles, o Brasil não será um País desenvolvido.

O propósito da Eagle.Partner é assessorar as empresas menores a inserirem na gestão das mesmas, técnicas gerenciais aprimoradas, e usadas nas empresas bem-sucedidas. Para viabilizar esse propósito, desenvolveu ferramentas de BI – Inteligência de Negócios, para que os operadores atuais, que tocam o dia-a-dia do negócio, alcancem patamares de eficiência e produtividade, até então não cogitados por seus gestores, como por exemplo, saírem de um crescimento linear e passar para um Crescimento Exponencial. Crescer Exponencial é obter escala na produção, portanto, aumentar significativamente a produtividade do negócio. Produtividade é a chave do sucesso das pessoas e das empresas.

Esse assunto é fascinante para mim. Tenho encontrado empresas que estão duplicando seus lucros, com baixíssimos investimentos, afinal e felizmente, a aquisição de Conhecimento Aplicado, sinônimo de Know-How, está disponível em nossos monitores, acessíveis só por um click, mas requerendo vontade obstinada de romper com a centrifuga de um passado de restrições.

Temos que nos desenvolver, porque não há dignidade na pobreza.

Flavio Carelli, Economista, Administrador, Empresário, Expert em Gestão Exponencial, Escritor, Palestrante, que ama viver para a Glória de Deus. SBC, 07.04.2022.

CEO da EaglePartner

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
× Como podemos te ajudar?