Você sabe o que é ROI?

É um indicador em percentual, que mede a rentabilidade do lucro da empresa em relação ao capital investido nela. Em síntese, e de modo objetivo, é o número mais importante para você saber se seu negócio está indo bem ou não. Mas de forma inexplicável, é o número menos conhecido dos empresários PME’s.

Qualquer capital investido, seja em uma conta de aplicação ou em uma empresa, o investidor precisa conhecer o percentual de rendimento mensal que o investimento feito alcança.

Em uma conta de aplicação os extratos mostram, mas e em uma empresa? Como esse indicador pode ser conhecido?

Você que investiu em sua empresa, tem medido a rentabilidade do capital aplicado?

Esse indicador chama-se ROI “return on investiment”. Ele analisa se o lucro obtido dá o retorno mensal esperado pelo empresário/investidor. É uma informação muito importante e deve ser medido mensalmente, afinal é por ele que as decisões sobre “onde investir” são consideradas.

Um bom percentual de retorno, algo acima de 2,00% ao mês (liquido), confere à empresa uma boa situação na hora de se submeter a uma “valuation”.

O cálculo do ROI é feito da seguinte forma:

Lucro operacional (após imposto de renda) dividido pelo valor do investimento total. O resultado multiplica-se por 100, assim obtém-se o percentual de retorno.

O objetivo para pequenas e médias empresas deve ser alcançar todo mês um lucro que represente 3% do capital investido no negócio.

Por que 3,00% ao mês?

Porque em geral as PME’s estão sujeitas a maiores riscos. Daí o percentual de retorno ter que ser melhor, para garantir que em 33 meses o capital investido já tenha retornado. Obtendo o ROI de 3% todos os meses, o empresário tem o retorno do seu investimento em aproximadamente 3 anos, período considerado muito bom.

Vemos no mercado empresários que não conhecem o ROI mensal. A empresa é para eles um local de trabalho, um emprego que dão a eles mesmos. E seguem administrando-a só pelo caixa. Mas é muito fácil ampliar essa visão, basta implantar a Contabilidade Gerencial baseada na conta de Lucros e Perdas mensais para medir os resultados e o ROI.

De resto, a Contabilidade Gerencial não serve só para isso, mas principalmente para que isso aconteça. É a ferramenta que vai permitir ao empresário obter a rentabilidade de 3,00% ao mês sobre o capital investido. Uma aplicação com este perfil de rendimento, confere ao negócio que a proporciona, um extraordinário incentivo para outros investidores e em razão disso, a empresa que ostenta esse desempenho é altamente vendável.

Boa rentabilidade e boa geração de caixa formam a base para que uma empresa obtenha uma “valuation” expressiva.

Também é possível medir o ROI isoladamente, por exemplo, um estudo de retorno sobre o investimento de uma máquina. Calculando o resultado operacional da produção e consumo que envolve somente essa máquina. Essa análise é indispensável na hora de decidir se a aquisição de uma máquina ou um equipamento qualquer se paga num prazo razoável, do ponto de vista financeiro.

A Eagle dispõe de conhecimento e ferramentas que possibilitam obter sistemàticamente essas informações gerenciais. É dessa forma e outras, que ajudamos os empresários nas decisões mais importantes de suas vidas!

Seja membro do nosso “club” – tome decisões acertadas. Tome decisões só com boas informações.

Conheça o Eagle Members Club. Seja um dos primeiros 100 sócios que serão admitidos gratuitamente.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
× Como podemos te ajudar?